Cooperação e trabalho em equipe
Quantas vezes você precisou que alguém fizesse sua parte para que você desse sequência a um trabalho e suas expectativas não foram atendidas?
Quando isso acontece se chega a conclusão que houve falta de cooperação.
Desde cedo, aprendemos a competir, porém a chave do sucesso empresarial e mesmo do sucesso pessoal e profissional está em saber cooperar.
A Cooperação é um Valor importante no convívio social e também é um talento natural.
Ser cooperativo é estar atento ao que é preciso para ter sucesso, oferecendo seus conhecimentos e colocando seus talentos à serviço. É saber suprir necessidades na hora e local certos e depois de tudo feito, bater em retirada.
Cooperar significa saber como contribuir para alcançar um objetivo comum. Para isso, é preciso pensar, planejar e agir juntos.
Em algumas empresas a cultura da cooperação é evidente. Um complementa o que falta ao outro e quando os problemas surgem, as soluções são mais facilmente encontradas, pois o foco está em cada objetivo e não nos erros cometidos.
Uma da necessidades que temos é a de nos sentirmos importantes. A exemplo disso as novas gerações buscam por mais do que salários altos e status social, elas querem expressar seus talentos cooperando. Procuram sentido no trabalho que realizam, pois querem viver seus Valores e contribuir de forma significativa para o mundo.
As relações do tipo ganha-ganha são baseadas no princípio de que todos os envolvidos ganham. Quando as pessoas percebem que são valorizadas, sentem que o lugar que ocupam e as contribuições que trazem fazem diferença, sendo assim se sentem motivadas a dar mais de si e a cooperar de modo produtivo.
Se aprendêssemos desde cedo o valor da cooperação, nos sentiríamos integrados assim que percebêssemos um ambiente agradável e de confiança, porque a cooperação gera ambientes assim.
Consequentemente seríamos mais transparentes, aprenderíamos mais rápido e compartilharíamos mais facilmente nossos conhecimentos e nossos Valores.